Tcp PointCloud Editor

Edição, filtragem e exploração de nuvens de pontos

Sobre o produto

Aplicação independente que permite a visualização, edição e análise de nuvens de milhões de pontos capturados por scanners fixos ou móveis, tecnologia LiDAR ou então criados por aplicações de fotogrametria.

Podem-se importar nuvens de pontos nos formatos mais habituais do mercado. Os pontos podem ter atributos de cor, intensidade, tempo, categoria e retorna, e ser representados em função destas propriedades. É possível aplicar deslocações, rotações ou transformações às nuvens, assim como registá-las mediante pontos de controlo.

Também se podem criar e analisar superfícies e malhas, calcular perfis e volumes, desenhar com um simples CAD sobre a nuvem de pontos, etc. Oferece múltiplas opções de importação e exportação de formatos tais como LandXML, IFC, DWG, PDF 3D, etc.

Por fim, pode publicar os seus projectos na nuvem e navegar neles a partir de qualquer dispositivo graças ao visualizador web, para que possa partilhar o seu trabalho de forma cômoda e segura.

Principais recursos:

Gestão de pontos

Podem-se importar nuvens de pontos nos formatos mais habituais do mercado. Os pontos podem ter atributos de intensidade, tempo, categoria e retorna, e ser representados em função destas propriedades. É possível aplicar deslocações, rotações ou transformações às nuvens, assim como registrá-las mediante pontos de controlo. 

Filtragem e edição

A aplicação dispõe de ferramentas de seleção gráfica de pontos por janela, polilinha, esfera, etc. A seleção por atributos como cor, intensidade ou categoria, tornam possível a seleção de um ponto e a eliminação dos que têm propriedades semelhantes. A seleção geométrica permite a filtragem de pontos por densidade, isolamento, modelo, etc. O filtro de terreno ajuda a determinar os pontos que fazem parte do terreno. 

Os comandos de edição aplicam-se às seleções de pontos, podendo-se eliminá-los, mudá-los de categoria, ocultá-los, extraí-los para uma janela separada, etc.

Modelo digital

Com a nuvem de pontos pode-se criar uma triangulação ou malha e calcular as curvas de nível. Aos modelos pode-se aplicar uma simbologia baseada nas suas cotas, declives, orientações, sombreado ou ortofotos. As malhas podem ser editadas de forma interativa ou pode-se aplicar suavização, eliminação de picos, etc. Também se podem importar e exportar superfícies e malhas.

Perfis e volumes

A aplicação dispõe de ferramentas para importação de eixos em formato LandXML e IFC, cálculo de um perfil rápido a partir das nuvens de pontos ou do modelo. Também é possível obter um perfil longitudinal e perfis transversais ao longo de um eixo. Os cortes em planta são especialmente úteis para projetos BIM de edificação. 

Podem-se calcular rapidamente volumes de aprovisionamentos definidos por uma polilinha ou uma camada, assim como superfícies e volumes de desbravamento e terraplenagem entre modelos. 

Utilitários

A aplicação inclui um simples CAD que permite o desenho em diferentes camadas, usando como referência a nuvem de pontos e outros objetos, podendo-se também importar e exportar ficheiros DXF e DWG. Os pontos, modelos, eixos e desenhos podem ser exportados para PDF 3D e para vídeo, depois de definido o percurso.

Manual de Ajuda online