Da Nuvem de Pontos ao Modelo BIM - Modelando uma Igreja - 3 O Interior

Nesta série, abordamos como trabalhar com nuvens de pontos e como rastrear e converter uma nuvem de pontos em um modelo BIM. Nos meus últimos 2 posts, mostrei como criar as partes externas; o telhado e as paredes, e a torre e janelas. Nesta parte final, mostrarei como criei a parte mais complexa da igreja em 3D: a arcada interna com todos os seus arcos complexos.

Fazendo as arcadas internas

Para fazer as arcadas internas, usei modelagem 3D básica: polilinhas em extrusão e sólidos em casca.

Como Fazer Isso

  1. Faça um novo Corte de Volume, use BIMCorte com a opção Detalhe, que mostra apenas as arcadas internas.Picture25
  2. Coloque seu UCS na face traseira da parede frontal da igreja.
  3. Use Polilinha e Arco para desenhar o contorno dos arcos (Espelhar o primeiro arco, para obter um resultado simétrico - Essas são as mesmas etapas usadas para criar a forma da janela).
  4. Use Região para criar uma região a partir da polilinha.
  5. Extrusao da região para um sólido. Extrudar até o fim da igreja. Agora você deve ter algo parecido com isto:Picture26
  6. Copiar o sólido duas vezes. Posicione este ao lado do original.
  7. Copiar o sólido e rotacioná-lo 90° para fazer a forma da arcada
    Picture27
  8. Matriz para criar os arcos até o fim da igreja.Picture27
  9. Explodir a matriz.
  10. Exibir Recorte para a seção de volume e isole os arcos.Picture29
  11. DmPushPull para os lados dos arcos, até a largura necessária.
  12. DmPushpull para os lados dos arcos laterais no comprimento exigido.Picture30
  13. Subtrair os arcos no comprimento da igreja a partir daqueles da largura.Picture31
  14. Casca comando para o arco principal. Retire a face inferior.Picture33
  15. Casca para os dois sólidos na frente da igreja, com as faces da frente e traseira removidas:Picture34
  16. Repita as etapas 14-15 para o restante dos sólidos
    Ou use Copiar/Colar.Picture35
  17. Fatiar para fora, a parte inferior dos arcos:Picture36
  18. Use XEdges Para extrair as arestas de um dos arcos laterais, desenhe uma polilinha nos pontos finais do arco para criar a região a partir deles:
    Picture37
  19. Extrusao desta região.
  20. Copie e cole o sólido em todos os locais semelhantes.Picture38
  21. Subtraia esses sólidos a partir do arco principal.
    Agora você deve ter algo parecido com isto:roof 2 e1579778566414
  22. Após mais alguma limpeza, você deve ter algo parecido com isto:
    roof

Colocando as colunas

Para finalizar, ajustei o posicionamento da coluna para combinar com a arcada.

Como Fazer Isso:

  1. DmPushPull para as faces superiores das colunas, para estendê-las até alcançar a arcada.
  2. Mova as colunas para coincidir com as interseções de nossa arcada (exploda a matriz primeiro).Picture45

O resultado

Agora você deve ter uma igreja bem modelada (ou qualquer edifício que esteja modelando) com base em uma nuvem de pontos.with point cloudSe cortarmos-fora o local da igreja, da nuvem de pontos, podemos ver o modelo com as casas e elementos ao seu redor:

Picture53
Se atribuirmos alguns materiais ao modelo, este começa a parecer uma igreja real!

...e se fizermos uma renderização rápida com a integração ao Enscape, nosso resultado é muito satisfatório!

ponto nuvemPicture54Picture55

Podemos concluir a partir desta série que ter a nuvem de pontos em seu desenho simplifica bastante o processo de modelagem. Agora é fácil recriar uma igreja complexa que levaria muito tempo para medir e remodelar, usando a nuvem de pontos como um guia!


Download Grátis do BricsCAD por 30 dias

Modele sua igreja em CAD com o BricsCAD®

Licenças permanentes ou por aluguel, que funcionam em todos os idiomas, em todas as regiões.


Modelo de nuvem de pontos para BIM:

  1. O lado de fora
  2. Janelas e Torres
  3. O interior
Categoria: