TcpMDT Surveying

Transformações de coordenadas e cálculos com dados de estações totais

Sobre o produto

O módulo de topografia pode ser instalado no MDT standard ou profissional, e é muito útil para o processamento de observações de estação total, cálculo de coordenadas de pontos, compensação de poligonais e redes, etc.

Também permite a execução de transformações de coordenadas, tanto globais como locais. Inclui-se a base de dados EPSG com sistemas de referência de cobertura mundial, organizados por países.

Principais recursos:

Cálculo de Observações de Estações Totais

O módulo de topografia permite a importação de ficheiros de estações totais e coletores de dados mais habituais do mercado, e também a introdução manual de dados. A partir desta informação, o programa oferece todas as ferramentas necessárias para o processamento, cálculo e desenho de estações e pontos topográficos. O cálculo de estações pode ser efetuado por procedimentos de radiação, bissecção inversa, interseções diretas e inversas e nivelamento. 

Poligonais e Redes

O MDT inclui a compensação de redes e poligonais (fechadas, abertas e atadas a um ou mais pontos fixos) por mínimos quadrados, proporcional às distâncias, incrementos de coordenadas, regra de Crandall ou rotação e homotetia. O programa permite a configuração dos erros admissíveis, e para os métodos de cálculo que utilizam mínimos quadrados, podem-se ativar as verificações que verificam a fiabilidade das observações e do ajuste efetuado.

Geodesia

O programa integra a base de dados EPSG, que inclui centenas de sistemas de coordenadas e transformações de referências geodésicas e verticais de todo o mundo. Estes dados são utilizados pela biblioteca de projeções cartográficas PROJ para efetuar as conversões de coordenadas entre os diferentes sistemas. Podem-se selecionar os sistemas mais habituais de uma lista de favoritos.

Além disso, este módulo inclui opções para a conversão de ficheiros de coordenadas projetadas em formato genérico X,Y,Z e de coordenadas geográficas em formatos KML do Google Earth, GPS eXchange Format (GPX) e TcpGPS, entre outros.

Sistemas de Coordenadas Locais

Este módulo também apresenta opções para a gestão e aplicação de sistemas de coordenadas locais, com os métodos disponíveis seguintes:  

  • 2D: Translações XY, Helmert 4 parâmetros, Afim e Projetiva.
  • 3D: Translações XYZ e Helmert 7 parâmetros.
  • 2D+1D: Helmert 4 parâmetros + Deslocação Z e Helmert 4 parâmetros + Deslocação Z e Declives em XY.

Para a criação de um sistema de coordenadas local, oferecem-se diversas possibilidades: introduzir diretamente o valor dos parâmetros da transformação (rotações, translações, etc.), estabelecer os pares de pontos de origem e destino que intervêm nela, ou então importando um ficheiro previamente definido. O programa cria um relatório detalhado em que se apresentam os parâmetros calculados, diversas estatísticas e as coordenadas dos pontos de controlo que intervêm.

Manual de Ajuda online